terça-feira, 30 de junho de 2009

Ibovespa 29/06/2009

Nesta segunda-feira o Ibovespa fechou na LTB, mantendo-se no canal de baixa e acima dos 50% fibo (linha vermelha). Esta passa a funcionar como suporte, possibilitando um rompimento da LTB. Contudo, caso seja perdido, teremos a formação de um perigoso OCO (ombro-cabeça-ombro).

domingo, 28 de junho de 2009

Ibovespa 26/06/2009

Como dissemos, uma alta, apesar de expressiva, não muda uma tendência se não superar a LT (linha de tendência). Após a alta de quinta-feira, tivemos na sexta o teste da LTB que não deixou dúvidas. Por enquanto, continuamos no canal de baixa.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ibovespa 26/06/2009

A forte alta desta quinta-feira não foi suficiente para mudar a tendência do Ibovespa, que é de baixa no curto-prazo. Falta superar a LTB.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ibovespa 24/06/2009

O Ibovespa voltou a fechar em baixa, devendo testar novamente suporte dos 49 mil pontos nos próximos pregões. A tendência de curto prazo continua sendo de baixa, enquanto a de média prazo é de alta, por contra da LTA primária.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ibovespa 23/06/2009

A presença de um suporte nos 49 mil pontos permitiu que o Ibovespa tivesse um resultado positivo nesta terç-feira. Contudo, a tendência continua sendo de baixa.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Nem L, nem U, nem V

Nos últimos meses os economistas passaram a usar o recurso de figuras gráficas para descrever o provável futuro da economia mundial. Figuras não, letras. Até agora, essa incursão no mundo do grafismo não teve muito sucesso. O “L” foi superado: a idéia de que teríamos uma queda abrupta seguida por um longo período de estagnação não se concretizou, visto que neste ano houve o início de uma recuperação. O “U” seria o “L” seguido por uma retomada rápida da economia, o que também se mostrou superado. Por fim, o “V”, que seria uma retomada imediata após o fundo, sem um período de estagnação. Essa última parece que também vai ser superada pela realidade, pois tudo indica que a recuperação da economia, por enquanto, ficará pela metade.

Nas últimas semanas surgiu uma nova letra, o “W”: haveria uma recuperação incompleta, seguido de um novo fundo para posteriormente ocorrer a verdadeira recuperação. Bem, pelo menos o “W” é uma figura adotada pela “análise técnica”. Contudo, é provável que o “W” também seja superado. Para que fosse válido, teríamos que ter uma nova situação de pânico, com ameaças de bancos quebrando, de forma a termos um novo fundo. Parece que essa fase crítica foi definitivamente superada. Então, se teremos uma nova perna de baixa, essa dificilmente alcançará o fundo de 2008.

Na verdade, o que vemos é o mercado fazendo correções dos exageros, seja do pessimismo do final de 2008, seja do recente otimismo. No final, o que o mercado busca é um novo equilíbrio. Nesta sucessão de altas e baixas, a figura que melhor pode representar o que ocorre é o velho e conhecido triângulo, típica figura da AT para período de ajustes. Mas economistas geralmente não apreciam a AT.

No gráfico, Ibovespa com arc-fibo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ibovespa 19/06/2009

No gráfico de Gann, o Ibovespa aparece sustentado pelo gann-line, na relação 2x1 (linha verde). A perda desse suporte poderá levar o Ibovespa para algo em torno de 46.500 pontos, sem, contudo, perder a tendência de alta no médio prazo.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ibovespa 18/06/2009

O martelo da véspera não teve muita influência no pregão desta quinta. O Ibovespa segue num canal de baixa,.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ibovespa 17/06/2009

O Ibovespa já segue o canal de baixa traçado, tendo reagido ontem ao tocar a reta de retorno (base do canal). O resultado foi a formação de um candle que indica uma possível correção (alta) para o próximo pregão. Mudança de tendência só com a superação da LTB.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ibovespa 16/06/2009

O pregão desta terça-feira serviu para consolidar a nova tendência de baixa. Já temos uma LTB e, com ela, um canal. O primeiro suporte está nos 49.050 pontos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ibovespa 15/06/2009

Finalmente tivemos a perda da LTA. Tal evento representa uma mudança na tendência, que agora passa a ser de baixa. Como era de se esperar, a perda ocorreu com um forte movimento de baixa, sendo precedida, na sexta-feira, por um movimento de busca por ações defensivas (elétricas).

Não se espera que o atual movimento leve o Ibovespa de volta aos mesmos patamares de outubro do ano passado, visto que para isso teria que romper a LTA primária. Mas um recuo até os 46.400 pontos é bem provável.

Ibovespa 12/06/2009

O Ibovespa consegue chegar ao vértice sem qualquer definição.

Cemig 12/06/2009

As ações do setor elétrico foram os destaques na sexta-feira. Até então, enquanto o índice subia as ações do setor se mantinham em congestão. Um bom exemplo eé a Cemig, que acaba de superar um triângulo. Não se sabe se essa alta é para tirar o atraso ou é o mercado buscando proteção, diante da perspectiva de uma correção mais forte.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ibovespa 10/06/2009

Os indicadores continuam fracos. O Ibovespa está numa congestão (triângulo). Contudo, a LTA não foi perdida. Está é uma situação onde o melhor é não fazer nada. Venda se a LTA for perdida. Compra, se o triângulo for rompido, mesmo assim, sabendo que em 57 mil pontos está uma resistência difícil de ser superada.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ibovespa 09/06/2009

Apesar da manutenção da LTA, o Ibovespa entrou numa congestão, evidenciada pelo surgimento de um novo triângulo. Reforça o fato de o volume negociado ter se reduzindo, característico de períodos de indefinição do mercado. Lembrando sempre que uma mudança de tendência depende da perda da LTA.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Ibovespa 05/06/2009

Novo teste da LTA. Mercado fechou a segunda-feira com alta, mas alguns indicadores já apresentam uma divergência baixista.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ibovespa 02506/2009

Estudo de Gann para o Ibovespa. O gráfico mostra que a tendência continua sendo de alta. Muda no rompimento da linha verde.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ibovespa 04/06/2009

Mudança de tendência precisa de confirmação. Não se pode dizer que a tendência se alterou baseado num único pregão, por uma realização mais forte. É necessária a ocorrência de determinados eventos que confirmem a mudança. Na quarta-feira nenhum dos pré-requisitos necessários para se confirmar uma mudança de tendência foram cumpridos: não houve perda da LTA, nem do suporte imediato. Não há formação de OCO ou ilha de reversão. Portanto, era de se esperar a alta ocorrida nesta quinta-feira. Mas uma vez, a mudança de tendência será considerada caso ocorra uma perda da LTA, que é não apenas fechar um pouco abaixo dela, mas em torno de 3% abaixo da LTA, de tal forma que não seja um mero ruído.

Ibovespa 03/06/2009

Dentro da AT existe um conceito segundo o qual quando uma resistência é superada ela passa a atuar como suporte. No caso, os 50% fibo era uma importante resistência e agora serve de suporte para a bolsa. No gráfico fica claro que a queda desta quarta-feira foi contida nos 50% fibo.
Outro ponto a ser analisar é a mudança de tendência. Para se admitir uma mudança de tendência é necessário que tenha ocorrido uma perda da linha de tendência. Nesta quarta-feira houve a perda de uma LTA terciária, mas não da LTA que sustenta o atual movimento altista. A queda foi acentuada em função da perda da LTA terciária: sempre que há a perda de uma LTA, a queda geralmente é acentuada, visto que sua ocorrência funciona como gatilho de ordens de venda.
Portanto, a queda desta quarta-feira não foi suficiente para mudar a tendência, visto que suportes e LTA foram mantidos. O que pode complicar é o fato do carro chefe da bolsa, Petrobrás, enfrentar uma forte resistência, conforme apresentado no gráfico publicado ontem. Uma reação do dólar, visando cubrir recentes gaps, é outro fator a se observar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ibovespa 02/06/2009

O Ibovespa teve uma queda nesta terça-feira que pode ser interpretada como simples realização de lucro, motivado pela situação de sobrecompra. Vale destacar que o dólar também terminou o dia em baixa, o que é favorável à bolsa. Por enquanto a tendência continua sendo de alta.

Petrobrás 02/06/2009

Petrobrás alcançou uma resistência forte e pode ter alguma dificuldade em superá-la. Contudo, a tendência é de alta, com objetivo em R$ 38,17.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ibovespa 01/06/2009

Superada a congestão, as resistências e o triângulo, o índice segue rapidamente para os 57 mil pontos, confirmando a tendência de alta para o curto-prazo. Todos os indicadores apontando alta, mas com risco de alguma realização no meio do caminho por conta da sobrecompra.